segunda-feira, 26 de abril de 2010

O OZENDO O BENFICA E O FUTSAL (FUTEBOL DE SALÃO)




Hoje, que o BENFICA se sagrou pela primeira vez campeão Europeu de Futsal,  vem à memória e resolvemos aqui, justificar e enaltecer o papel que a nossa aldeia  teve no desenvolvimento da modalidade.

No mínimo, o Ozendo tem uma página escrita na Pré-História senão na Historia do Futsal no nosso País. Em 1986 ano em que o Benfica, ou qualquer outro clube estavam longe de criar uma equipa de Futsal,  já outros, ainda sem competições oficiais, tentam justificar a sua importância no desenvolvimento da  modalidade.

Ora, já dez anos antes, no longínquo ano 1976, os então jovens do Ozendo começam a prática do ainda incipiente futebol de salão – ou seria futebol de cinco (?) – pela mão dos estudantes da residência Universitária Ribeiro Santos que à falta de praticantes nos convidavam para jogar no Parque desportivo do 1º de Maio em Lisboa. Estes treinos que fazíamos regulamente, quando em Portugal ainda mal se sabia e não se distinguia o futebol de salão do futebol de cinco, deram os seu frutos.

No ano seguinte em 1977 a Casa do Concelho do Sabugal incentivada também por nós, começou por organizar um dos mais prestigiados até então, senão o mais prestigiado, torneio de futebol de salão (Futebol de cinco) no Campo do Cruzeiro na Ajuda em Lisboa, onde o Ozendo, se inscreveu vindo a ser campeão nesse e noutros torneios que se seguiram. De notar que nesse ano, também “transportamos” a modalidade para o Sabugal onde nesse verão viemos a ganhar um torneio, ele sim, muito participado.

A nossa equipa nessa altura ganhou uma tal auréola de campeões que já ecoava pela cidade de Lisboa, mais nos meios universitários. Eram frequentes os convites que recebíamos para jogar com as mais diversas equipas, nem sempre infelizmente, podendo corresponder-lhes. Era visível que os jovens se sentiam motivados cada vez mais para  prática deste desporto..

Estava lançada a semente do Futsal, que só começaria a ter implantação em meados da década de oitenta quando o Torneio da casa do Concelho de Sabugal já era uma das mais conceituadas e antigas organizações da modalidade em todo o país.

As referências  cronológicas do Sr. Eduardo Pinto,

Ex-Presidente da Federação Portuguesa de Futsal e ex-Vice presidente do Coimbrões são bem elucidativas, verdadeiro testemunho de como o Ozendo foi um dos primeiros campeões de torneios devidamente organizados e com projecção, ainda em 1977. Diz o Sr. Eduardo Pinto:

«Em 1986, sobretudo no verão, realizaram-se grandes torneios de futebol de salão, nomeadamente três deles atingiam uma enorme expressão, quer em termos de praticantes quer em termos de público, falo dos Torneios do F.C. Gaia, Infantes Sagres e Académico.


Continuando a falar do 1º dia do Futsal em Portugal, registe-se o facto de a escritura de fundação da Associação de Futebol de Salão do Porto, realizada no dia 25 de Fevereiro de 1986


Chegamos então à data mítica de 1990, data da realização do II Campeonato da Europa de Futebol de Salão.


Após semanas de negociações realiza-se uma Assembleia-geral da Federação para atribuir a organização do Europeu. Com esta candidatura forte foi decidido realizar no Porto o Europeu, que decorreu com enorme brilhantismo». (adaptado)

Como se vê são muito posteriores, os torneios de bairro considerados importantes em relação aos organizados pela Casa do Concelho do Sabugal.  Os  torneios Nacionais e Internacionais virão muito depois.


Fica aqui uma humilde homenagem aqueles que, com  sacrifícios pessoais, económicos e outros,  muito souberam dignificar a sua terra.

Por ordem alfabética os atletas participantes:

Abílio Gonçalves                                                        José António Carriço

Carlos A. D. Carriço                                                  José João

Carlos A. Silva                                                           José Joaquim

Carlos Fonseca                                                          Manuel Robalo

Fernando Gonçalves                                                  Vítor Braz

José Alexandre Carriço





Uma das equipas, campeã:
em cima-Vítor Braz, Carlos Carriço, José Joaquim;
em baixo- José Alexandre Carriço. Fernando Gonçalves, Zé Carriço (Zé Tó)

Sem comentários: