quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Associação Recreativa e Cultural do Ozendo

No dia dois de Outubro de mil novecentos e noventa e dois, no Cartório Notarial de Sabugal, perante mim, José Nunes Pereira, Ajudante de Cartório…. compareceram como outorgantes:

- José Joaquim Gonçalves
- José Carlos Pereira Carriço
- João Martins Suzano
- José Pinheiro Saloio
- Adelino Mendes Amador
- Joaquim Domingos Cristóvão Vaz
- Alberto Mendes Correia
- António Pinheiro Saloio
- Álvaro José Nogueira Leitão Martins

E por eles foi dito, que pela presente escritura, constituem uma associação… denomima-se ARCO – Associação Recreativa e Cultural do Ozendo…

E foi há 18 anos! Assim, no dia 2 de Outubro de 2010, vamos comemorar o aniversário da nossa Associação.

Todos os sócios e amigos estão convidados para comparecer num churrasco - convívio, pelas 20h00 na sede da A.R.C.O.

Às 22h00 haverá fados, na Escola Velha.

Apareçam!


terça-feira, 21 de setembro de 2010

Concurso “Ó Forcão Rapazes” 2010

Numa organização da Junta de Freguesia de Alfaiates e Aldeia da Ponte, este ano o concurso realizou-se na Praça de Touros do Soito, que esteve repleta de aficionados.

Ao Ozendo calhou o primeiro touro da Prova, pelo que foi a nossa equipa que entrou em primeiro lugar na Praça. Após a entrada de todas as equipas e a entrega de uma lembrança comemorativa dos 25 anos do Concurso por parte da Câmara Municipal do Sabugal, iniciou-se o espectáculo.

O boi do Ozendo fez algumas investidas, proporcionando bons momentos de lide ao forcão. E foi o boi do Ozendo que foi a estrela da festa! Quase no fim dos 15 minutos aos quais a equipa do Ozendo tinha direito, o boi saltou para o redondel! Apareceu na televisão e vários jornais!

As restantes equipas também se portaram à altura, oferecendo a todos os que se deslocaram ao Soito para assistir ao Concurso, uma boa tarde de afición!

Depois foi rumar ao Ozendo e comemorar! Até o Elvis se juntou à festa!


Dance Party 2010

Depois de um dia em pleno, preenchido com uma capeia de sucesso, onde tudo correu bem, nada melhor que comemorar e relaxar!

Pelo 2.º ano consecutivo, a Praça de Touros do Ozendo transformou-se em pista de dança e a festa durou até de madrugada. Mais uma vez o Dj Luís F. deu-nos música e até houve uma actuação de djembê!

Para a animação também contribuíram os shots, caipirinhas e caipiroskas que ajudaram a aquecer a noite fria do dia 11 de Agosto!


segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Capeia 2010

No dia 11 de Agosto a azáfama que se fez sentir logo pela manhã, assim como o nervoso miudinho, já fazia prever que era o dia da nossa Capeia.

A partir das 15 horas a nossa Praça começou a encher de gente de todo o lado para ver uma das capeias já com mais tradição. Os bois tardavam em chegar, pelo que isto aguçou ainda mais a curiosidade.

Chegados os touros, mais uma vez da ganadaria de Rodolfo Proença, iniciou-se o espectáculo com o pedido de Praça ao Povo do Ozendo, que deu “olés” aos seus valentes homens.

Forcão na Praça, camisolas de este ano vestidas (oferecidas pelo Zé Marta), era altura de sair o primeiro boi. Este mostrou-se um pouco “tímido” e não se aproximou muito.

O segundo boi também não se aproximou muito no forcão, mas terminada a lide foi agarrado em plena praça o que provocou uma valente salva de palmas.

Os restantes 4 bois levaram ao rubro todos os aficionados, proporcionando bons momentos de lides ao forcão como só o Ozendo sabe.

De referir também as 2 bezerras oferecidas pelo Beto Martins, que fizeram as delicias de miúdos e graúdos, proporcionando momentos bem divertidos.

No intervalo das bezerras, aproveitou-se também para passar a “manta”, como é nossa tradição.

Findo o espectáculo, altura de recuperar as forças com um churrasco - convívio realizado na sede da Associação. Tudo correu bem, por isso o ambiente era de festa!

Por fim, um obrigado a todos os que ajudaram e empenharam na realização da “nossa tourada”. Só com a ajuda de todos, vamos conseguir manter todas estas tradições que tanto são de todos nós.


Nota: Muitas destas fotografias “roubámos” do Facebook de amigos! Esperamos que não se importem. Obrigado.