quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Matança 2011

Logo pela manhã de dia 19 de Fevereiro, a chuva não parava, mas quando se iniciou a matança, S. Pedro foi amigo e a chuva cessou.

Enquanto na praça do Ozendo os homens matavam o porco, as mulheres em grande azáfama não pararam dentro do forno; o pão para as morcelas foi migado e a farinha amassada.

Foi um dia non stop para todo o povo. Todos ajudaram e foi um dia onde se fomentaram os laços de convívio e ajuda mútua que caracterizam as nossas gentes.

Para o almoço, enquanto os homens prepararam vários petiscos com a carne do porco, as mulheres já tinham feito o pão, bolas de chouriço e sardinha e as batatinhas à muro. Desta vez já nada saiu torrado do forno!

Durante a tarde, o porco foi desmanchado, cortando-se febras e entremeada para outros convívios, as morcelas foram enchidas e cozidas e fizeram-se vários doces: bolinhos de laranjas e “maravilhas” que estavam mesmo maravilhosas! Temos mesmo um conjunto de cozinheiras e cozinheiros imbatíveis!

À noite foi a prova da morcela e de outros petiscos. Para todos os amigos que se juntaram a nós, temos a certeza que foi um serão bem passado.

Esse serão continuou depois durante a noite. Limpo o espaço, montou-se um bar improvisado no forno e colocou-se uma música ambiente, fechando com chave de ouro este dia!









































quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Saneamento no Ozendo

Foi publicado em Diário da República  (ll Série) no passado dia 10 de Novembro de 2010, o anúncio do concurso, para o início das obras de saneamento no Ozendo.
Para saber o teor do mesmo, click na ligação acima:

Carnaval 2011

A A.R.C.O. vai participar no Desfile de Carnaval, pelas ruas do Sabugal, promovido pela Câmara Municipal, no próximo 6 de Março.

Juntem-se a nós. O tema do desfile é livre, pelo que todas as ideias para as nossas máscaras são bem-vindas!


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Forno do Ozendo continua a trabalhar!

No dia 19 de Fevereiro pretende-se realizar uma matança comunitária na Praça do Ozendo. Para acompanhar o almoço, vai cozer-se pão no Forno. Como queremos que tudo corra bem e como não se coze pão no Forno Comunitário do Ozendo há mais de 40 anos, no passado dia 12 de Fevereiro tentou-se cozer lá pão.

Logo pela manhã foi-se à lenha, o Forno precisava de estar bem quente. Desde as 13h00 que lenha ardia neste, para que ao fim da tarde se pudesse fazer a experiência. A “nossa padeira” de serviço, a Isabel do Manel Zé, também já tinha, entretanto, amassado a farinha.

Confessamos que a 1.ª experiência não correu lá muito bem, o forno estava demasiado quente e mal se colocou o pão, este queimou completamente!

No entanto, aproveitou-se para limpar a ferrugem das portas do Forno, estando ele agora mais operacional. Mal este arrefeceu, a Jú ainda conseguiu lá fazer uns bolinhos, que deixou todos cheios de orgulho e emoção pelo desempenho do Forno.

Os bolinhos foram um abre apetite, porque entretanto o Adelino também lá fez um tabuleiro de javali guisado, que acompanhado de umas batatas à muro fez as delícias de todos os que lá se juntaram para jantar. Para não nos deixar sem pão, entretanto a Ti Isabel já tinha feito 7 pães no seu forno privado.

Ao fim do jantar, até um chá de cidreira se fez no Forno! Este já está imparável!

Durante a tarde, por pessoas que foram passando pelo Forno, ficámos a saber que os últimos “Forneiros” do Ozendo foram; Zé António Susano, Zé da Piedade e Albertino da Ti Nai, e que este laborava de quinta a domingo, sem parar.