quarta-feira, 27 de julho de 2011

sexta-feira, 22 de julho de 2011

segunda-feira, 18 de julho de 2011

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Minas de água no Ozendo

A importância da água para o Ser Humano é indiscutível. Desde os primórdios dos tempos, que o Homem reconheceu a sua dependência da água, para beber, mas também para a utilizar na manufactura de produtos, utensílios e construções.

As sociedades primitivas escolhiam para se estabelecer, preferencialmente, locais próximos de linhas de água, que lhe proporcionavam alimento e até defesa natural. Assim, desde sempre, que o Homem teve de adoptar medidas para captar, utilizar e regularizar a água; poços, minas, albufeiras, fontes, entre outras.

No Ozendo existem duas minas de água, uma no sítio da Murganheira, onde existe também um poço, e outra no sítio da Ladeira.

No primeiro caso, existe uma entrada de formato rectangular, formada por pedras de granito (entretanto destruída pelas raízes de uma árvore) e depois duas galerias orientadas em direcções opostas. Já a mina da Ladeira, apresenta também entrada de formato rectangular, mas apresenta só uma galeria. As dimensões das galerias são uma incógnita, apresentando ambas ainda bastante água.

Desconhece-se a presença de mais estruturas desta natureza no Ozendo, no entanto, tratam-se de testemunhos de reconhecido valor histórico e etnográfico, que importa preservar.










Ampliação da Rede Eléctrica Pública junto à Praça de Toiros

A pedido da Junta de Freguesia de Quadrazais, a Câmara Municipal do Sabugal deliberou, em reunião de Câmara de 13/04/2011, pagar o valor de 861,37 euros (acrescido de IVA à taxa legal em vigor), referente à ampliação da Rede Eléctrica Pública junto à Praça de Toiros do Ozendo. Trabalhos esses que se iniciaram esta semana.

De referir, que também se está a efectuar a instalação eléctrica no interior da Praça, nomeadamente nos bares e curros dos bois, a encargo da ARCO.

terça-feira, 12 de julho de 2011

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Cozinha

Iniciaram-se na semana passada, dia 24 de Junho, as obras da cozinha na sede da Associação Recreativa e Cultural do Ozendo (antiga Escola Primária).

Esteve durante 3 semanas na sede da ARCO, um aviso de concurso para as referidas obras, após esse período apenas a “Construções do Côa” (António Saloio) apresentou proposta, iniciando-se estas agora.

É com enorme satisfação que vemos esta obra ser realizada, certos que será de grande auxílio para as actividades que a nossa Associação tem vindo a desenvolver.

Neste processo temos que agradecer ao Gabinete de Apoio às Freguesias, da Câmara Municipal do Sabugal, a realização do projecto para a nossa cozinha.