terça-feira, 30 de outubro de 2012

7.ª Caminhada

A manhã solarenga e as maravilhosas cores de Outono, criaram o cenário perfeito para a realização da 7.ª Caminhada do Ozendo, que decorreu no dia 28 de Outubro.

A partida deu-se por volta das 9h30, realizando-se a primeira paragem no S. Antão para o pequeno-almoço. Após este retemperar de energia, os caminhantes seguiram viagem…De referir, que nesta 7.ª Caminhada, estiveram presentes muitos caminhantes de diversas terras do Concelho; Soito, Sabugal, Malcata, Penalobo, mas também um grupo de participantes de Celorico da Beira que puderam apreciar as belas paisagens que rodeiam o Ozendo.

Durante o percurso, foram avistados muitos cogumelos, tartulhos e outros espécimes micológicos, pelo que muitos levaram sacos para os recolher. As castanhas também fizeram parte do menu da caminhada, raros eram aqueles que não tinham uma “castanhinha” no bolso para ir roendo pelo caminho.

Chegados ao Ozendo, todos puderam deliciar-se com uma bela jardineira de vitela, executada pelas mãos das “nossas” cozinheiras, estas também nos prendaram com um arroz doce.

Durante a tarde foi desfrutar do sol, do convívio e da boa companhia e esperar pelo magusto. Para fechar em beleza este dia, não podiam faltar as castanhas assadas, a jeropiga e as caras enfarruscadas.
















quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Fotografias Antigas VIII


                   (Fotografia cedida pela Ti Glória da Marta)

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Contos da nossa Terra

Era uma vez um pastor, que se encontrava a guardar o seu rebanho em terrenos perto do Ozendo. Nisto, vê um lobo!

Chegado ao Povo, não podia deixar de relatar tal acontecimento. E diz: “ Trec Trec, castanha barata, machacaz” (referindo-se ao lobo).

A curiosa maneira de se referir ao animal, causou algumas gargalhadas entre os habitantes. Assim, sempre que os mais novos jogavam futebol nas Eiras e passava o pastor, estes gritavam: “Trec Trec, castanha barata, machacaz”. Já não havia rebanho para ninguém, o pastor passava o restante tempo atrás dos miúdos.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

7.ª Caminhada


Caminho Praça Toiros


No decorrer das obras de saneamento que estão a efectuar-se no Ozendo, iniciaram-se já algumas pavimentações. Na semana passada, alcatroou-se o caminho para a Praça de Toiros.  



domingo, 14 de outubro de 2012

20º Aniversário

No dia 6 de Outubro festejou-se o aniversário da Associação Recreativa e Cultural do Ozendo, que a 2 de Outubro comemorou a bonita idade de 20 anos. São 20 anos a trabalhar em prol da nossa Terra, pelo que a data não podia passar sem ser assinalada.
Assim, realizou-se um churrasco para todos os sócios e amigos que quiseram comparecer. Carne assada, vinho e boa disposição marcaram a noite e assinalaram a “rentrée” nos eventos após o Verão.