segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Festa N.ª Sr.ª das Candeias

Manteigas - Belmonte - Ozendo

Na década de 40-50, existia em Belmonte um autocarro que ligava Manteigas -Belmonte e Ozendo.

O condutor dessa carreira era o Sr. Saraiva, que ficava a jogar cartas em Belmonte-Gare, na taberna da Ti Maria. Comentava-se que a carreira ia e regressava ao Ozendo sozinha para ele ficar na jogatina!

Também se comentava que o Sr. Saraiva tinha uma paixoneta na Raia, a quem, em Belmonte, chamavam de “A contrabandista”.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Janeiras 2013


Por tradição é no dia 16 de Janeiro que se cantam as Janeiras no Ozendo, para no dia seguinte, serem degustadas as chouriças no S. Antão. Mas, aproveitando ser fim-de-semana, no passado sábado, dia 12 de Janeiro, ao início da noite, os cânticos “…Levante-se lá minha senhora desse banquinho de prata, venha-nos dar as Janeiras que está um frio que mata…” ecoaram pelas ruas do Ozendo.

O “cortejo” saiu da sede da ARCO e acompanhados pelo acordeão do Emanuel, foram de casa em casa recolhendo as Janeiras. Esta também é uma boa oportunidade de convívio com os mais idosos, sendo notória a sua alegria quando se pára às suas portas. De referir, que muitos compram uma chouriça de propósito para dar nessa noite.

No final, a recolha foi farta; chouriças, farinheiras, morcelas, pão, chocolates, jeropiga, ginjinha e dinheiro. A prova não esperou pelo S. Antão, foi feita logo nessa noite!














quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Fotografia Antiga X

Em época de matanças:
 
 
(Fotografia cedida por Maria Angelina)

“Ó Forcão Rapazes”


No dia 29 de Dezembro, realizou-se no Centro Cívico dos Fóios, reunião das aldeias que participam (faltou Alfaiates e Lageosa da Raia) no “Ó Forcão Rapazes”.

Na ordem de trabalhos estava a data de realização do Festival deste ano. No dia 17 de Agosto é Capeia em Alfaiates, o dia 24 é demasiado tarde, pelo que foram colocadas à consideração as datas de 16 e 18 de Agosto. Por voto secreto, ganhou por maioria o dia 16 de Agosto.

Assim, o festival “Ó Forcão Rapazes” deste ano, será dia 16 de Agosto, na Praça de Toiros de Aldeia da Ponte, numa organização dos Fóios e Soito.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Passagem de Ano 2012


Não havia festa nenhuma combinada para a noite de Passagem de Ano mas, como havia “ foliões” que queriam entrar no novo ano na sede da nossa Associação, foi preparado um jantar que juntou mais de vinte pessoas.

Para a sua realização, todos colaboraram. Durante a tarde foi preparada a ceia, constituída por jardineira de vitela. À noite, foi “preparado” um serão de alegria, risos, dança que levou todos a entrar no novo ano com a firme certeza que são estes momentos de amizade que têm de perdurar.

A entrada no novo ano ficou marcada pelas danças do Carlos e Emily, que com as suas coreografias animaram todos! Nos mais pequenos, de referir o Eduardo e a Glorinha, que não pararam!

A noitada terminou com os resistente a desejar o que desejamos a todos: Feliz Ano!









domingo, 6 de janeiro de 2013

Janeiras


sábado, 5 de janeiro de 2013

Fogueira de Natal


Se há “coisa” que marca o Natal no Ozendo é a Fogueira! Os rapazes foram aos tocos no dia 22 de Dezembro mas, como é tradição, só no dia 24 de Dezembro, após o jantar, é que lhe é deitado o fogo.

Custou um pouco a ascender mas, depois, nem a chuva que se fez sentir durante a madrugada a apagou! Mal acabam de jantar, as famílias dirigem-se para a Praça e, é ao calor da Fogueira, que se revêem, que matam saudades, conversam, prolongando-se todas estas manifestações de amizade e camaradagem pela noite dentro.

A noite não termina sem antes se comer uma chouriça das novas, assada ao lume da Fogueira, e que serve de consolo antes dos mais resistentes se irem deitar.

Por curiosidade, de referir que o Manel Zé contou-nos que antigamente a ida aos tocos era durante a noite, com uma carroça puxada por vacas. Assim, o grupo era dividido em dois; os mais novos iam “roubar” nabos para alimentar os animais e os mais velhos carregavam a lenha!