quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Festa N.ª Sr.ª das Candeias


 
 
(Festa de N.ª Sr.ª das Candeias, fotos cedidas por Helena Pinto, Ano ?)



Quotas 2014


Lembramos a todos os sócios da A.R.C.O que se encontra a pagamento a quota referente a 2014 (valor = 10€).

O não pagamento de quotas durante 3 anos pressupõe a exclusão de sócio, sendo que nova inscrição requer o pagamento de jóia de 30€, mais a quota correspondente ao ano da nova inscrição.

O pagamento pode ser efectuado na sede da A.R.C.O. ou por transferência bancária (003507020002537683032), mediante apresentação do comprovativo de pagamento.
 
 

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Festa N.ª Sr.ª das Candeias

Aproxima-se a "Festa de Fevereiro". Os mordomos deste ano são a Sylvie e o Zé e Ana e Manuel.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Bracejo

Quem se lembra das vassouras de bracejo?


quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Janeiras 2014


Início da noite, pandeiretas, castanholas e acordeão, cestas na mão e letras das músicas decoradas e assim se cantaram as Janeiras no Ozendo, no passado sábado, dia 11 de Janeiro.

A tradição mandava que antes dos festejos do S. Antão em Vila Boa, se cantassem as Janeiras de modo a recolher-se a chouriça para os referidos festejos. No entanto, aproveitando que era sábado, mais gente na Terra, decidiu cantar-se as Janeiras no passado sábado.

O pedido começou no início do Povo, lado da Torre, terminando na outra ponta. Foram mais de três horas de cantorias, convívio e provas, “provem aqui a minha ginjinha”, “querem aguardente” e “que tal a minha jeropiga”.

No final, a recolha foi bastante satisfatória; dinheiro, chocolates, bolos, chouriça, farinheira, morcela, vinho, champanhe, jeropiga, ginginha, etc.. Satisfatório é também este convívio que se promove, sendo para muitas pessoas sozinhas, um momento de confraternização.

Apesar dos “barbas de farelo que não têm nada para nos dar”, é com agrado que registamos a participação da maioria, a quem agradecemos a participação e contributo.













Passagem de Ano 2013/2014


As festas de Passagem de Ano são sempre momentos esperados com expectativa. Muitos esperam que a mudança de ano traga novas coisas boas e nada como entrar com o pé direito e em grande!

E entrar em grande é sinónimo de entrar no Novo Ano na ARCO, junto dos amigos de sempre. As cerca de trinta pessoas inscritas para a Passagem de Ano puderam disfrutar de uma noite agradável e divertida, que se prolongou madrugada dentro.

Com o dinheiro das inscrições, preparou-se uma ementa própria para o dia de festa. Uma mesa de entradas, bifinhos com cogumelos, porco assado, várias sobremesas confeccionadas pelos inscritos e claro, o champanhe e as passas para os desejos do Novo Ano.

Já em 2014 e com a sede da ARCO transformada em pista de discoteca, todos dançaram ao som dos êxitos musicais de agora e de sempre. Nada como recordar melodias que já acompanharam o pessoal em outras Passagens de Ano.

Aproveitamos para desejar a todos um Bom 2014, que seja repleto de coisas boas!

















quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Vamos fazer tricot?


A ideia sempre foi aproveitar uma tarde de Domingo, na altura das férias de Natal, para juntar um grupinho à mesa, beber um chá, trocar dois dedos de conversa e aprender a fazer tricot com as dicas da Paula Paleco, que tem desenvolvido a marca Palekisses, onde vende algumas peças que executa, nomeadamente em lã.

No entanto, as expectativas foram superadas, além das “aprendizes”, juntaram-se à mesa várias “mestras” que tiveram todo o prazer em transmitir saberes às mais novas. Além das dicas de tricot, também foi um momento onde se recordaram histórias, referindo-se que antes era assim que se aprendia e desenvolviam os trabalhos manuais, a praticar em grupo, sendo também uma maneira de convívio e passar o tempo.

A lição das mestras incluiu aprender a fazer vários pontos, trabalhar com várias agulhas e a execução de algumas peças; bandoletes e pompons, pequenos trabalhos mas que deram para ter noção do que fazer para realizar peças como cachecóis, gorros, etc.

Uma tarde muito bem passada, não se dando pelo passar do tempo, havendo a vontade de repetir com outras artes e saberes. De referir que, enquanto as mulheres faziam tricot os homens jogavam às cartas, pelo que foi uma tarde em grande para todos!