quinta-feira, 14 de julho de 2011

Minas de água no Ozendo

A importância da água para o Ser Humano é indiscutível. Desde os primórdios dos tempos, que o Homem reconheceu a sua dependência da água, para beber, mas também para a utilizar na manufactura de produtos, utensílios e construções.

As sociedades primitivas escolhiam para se estabelecer, preferencialmente, locais próximos de linhas de água, que lhe proporcionavam alimento e até defesa natural. Assim, desde sempre, que o Homem teve de adoptar medidas para captar, utilizar e regularizar a água; poços, minas, albufeiras, fontes, entre outras.

No Ozendo existem duas minas de água, uma no sítio da Murganheira, onde existe também um poço, e outra no sítio da Ladeira.

No primeiro caso, existe uma entrada de formato rectangular, formada por pedras de granito (entretanto destruída pelas raízes de uma árvore) e depois duas galerias orientadas em direcções opostas. Já a mina da Ladeira, apresenta também entrada de formato rectangular, mas apresenta só uma galeria. As dimensões das galerias são uma incógnita, apresentando ambas ainda bastante água.

Desconhece-se a presença de mais estruturas desta natureza no Ozendo, no entanto, tratam-se de testemunhos de reconhecido valor histórico e etnográfico, que importa preservar.










2 comentários:

Natália Gonçalves disse...

As histórias que nós imaginavamos,quando crianças, por conta destas minas de água!!!!

Anónimo disse...

A imaginação por vezes não andava longe da realidade. Em situações complicadas quantas vezes terão servido de abrigo e refúgio?!...