domingo, 29 de janeiro de 2012

Janeiras 2012

No início da noite de sábado, dia 14 de Janeiro, pelas ruas do Ozendo ecoavam várias vozes que gritavam “Queremos as Janeiras!”. De facto, pelo terceiro ano consecutivo reabilitou-se a tradição de ir cantar as Janeiras às portas dos habitantes do Ozendo. Antigamente, estas cantavam-se no dia 16 de Janeiro, para depois se irem comer as chouriças no dia seguinte, durante os festejos do S. Antão de Vila Boa mas, aproveitando que era sábado e há mais gente no Povo, resolveu-se fazer esta iniciativa durante o passado fim-de-semana.

Com as letras das músicas, que se costumavam cantar, e com vários instrumentos nas mãos para fazer barulho, a noite fria não desanimou ninguém, todo o Povo foi percorrido em ambiente de grande animação!

As pessoas já se vão habituando ao “renascer” desta tradição, pelo que muitas já estavam à espera com chouriças, para puderem oferecer.

Várias chouriças, farinheiras, garrafas de vinho, dinheiro, entre muitas outras ofertas, foi o saldo, mais que positivo, das Janeiras deste ano.

Depois, foi fazer “a prova da chouriça”. E que boas que estas estavam!














Sem comentários: