terça-feira, 11 de junho de 2013

35.ª Capeia Arraiana


Realizou-se a 1 de Junho mais uma edição da Capeia Arraiana, desta vez, não no Campo Pequeno como habitualmente, mas em Vila Franca de Xira.

A ARCO desde o primeiro momento quis juntar-se à festa e já tinha organizado dois bailes, como forma de angariar fundos para pagar o autocarro. Posteriormente, foi-nos comunicado que a Câmara Municipal do Sabugal ia assumir os custos dos autocarros que se iam deslocar a Vila Franca de Xira, abrindo inscrições para o preenchimento dos mesmos.

A ARCO manteve as inscrições, quem quisesse ir com o nosso grupo, pagando uma contribuição (15 sócios e 30 não sócios) tinha o farnel garantido e o bilhete reservado. Do nosso grupo inscrevemos 40 pessoas, não só do Ozendo, mas também amigos de Malcata, Soito, Torre e Sabugal.

Quanto ao dia 1 de Junho, este amanheceu cedo! Era necessário organizar as coisas e “carregar” o autocarro. Comida e bebida não pode faltar! Tudo pronto, o autocarro iniciou marcha direcção Vila Franca de Xira, sendo a nossa motorista a Ana!

A nossa primeira paragem realizou-se antes de Castelo Branco, para tomar o pequeno-almoço. Estômago reconfortado, a viagem continuou, só parando em Vila Franca e Xira. Chegados ao destino, foi arranjar um local onde pudéssemos permanecer o resto do dia, para almoçar, lanchar, jantar e reencontrar todos os nossos conterrâneos que apareceram por Vila Franca de Xira.

Após o almoço, a nossa Associação dirigiu-se para o Largo do Município para participar no desfile até à Praça de Toiros, onde se vivia um grande ambiente com gentes de várias terras do nosso Concelho. Esse ambiente de “alegria” ficou para nós um pouco manchado chegados à Praça de Toiros, apesar de todos terem bilhetes, não deixaram entrar todo o pessoal com a nossa bandeira, coisa que nos desgostou.

Apesar deste contratempo, o dia não ficou estragado, os bois eram bons o que proporcionou espectaculares momentos de forcão. Os espectaculares momentos continuaram após a faena, com o convívio com as gentes da nossa Raia.

A viagem de volta foi mais sossegada que a ida, o pessoal já estava cansado e a hora já era bastante adiantada. A chegada ao Ozendo verificou-se por volta das 4 da manhã.












Sem comentários: