segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Capeia 2010

No dia 11 de Agosto a azáfama que se fez sentir logo pela manhã, assim como o nervoso miudinho, já fazia prever que era o dia da nossa Capeia.

A partir das 15 horas a nossa Praça começou a encher de gente de todo o lado para ver uma das capeias já com mais tradição. Os bois tardavam em chegar, pelo que isto aguçou ainda mais a curiosidade.

Chegados os touros, mais uma vez da ganadaria de Rodolfo Proença, iniciou-se o espectáculo com o pedido de Praça ao Povo do Ozendo, que deu “olés” aos seus valentes homens.

Forcão na Praça, camisolas de este ano vestidas (oferecidas pelo Zé Marta), era altura de sair o primeiro boi. Este mostrou-se um pouco “tímido” e não se aproximou muito.

O segundo boi também não se aproximou muito no forcão, mas terminada a lide foi agarrado em plena praça o que provocou uma valente salva de palmas.

Os restantes 4 bois levaram ao rubro todos os aficionados, proporcionando bons momentos de lides ao forcão como só o Ozendo sabe.

De referir também as 2 bezerras oferecidas pelo Beto Martins, que fizeram as delicias de miúdos e graúdos, proporcionando momentos bem divertidos.

No intervalo das bezerras, aproveitou-se também para passar a “manta”, como é nossa tradição.

Findo o espectáculo, altura de recuperar as forças com um churrasco - convívio realizado na sede da Associação. Tudo correu bem, por isso o ambiente era de festa!

Por fim, um obrigado a todos os que ajudaram e empenharam na realização da “nossa tourada”. Só com a ajuda de todos, vamos conseguir manter todas estas tradições que tanto são de todos nós.


Nota: Muitas destas fotografias “roubámos” do Facebook de amigos! Esperamos que não se importem. Obrigado.

Sem comentários: