sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Vª Caminhada do Ozendo

Quase dois anos depois da primeira, realizou-se dia 17 de Outubro a Vª Caminhada organizada pela Associação Recreativa e Cultural do Ozendo. Desde a primeira aos dias de hoje o seu número de participantes duplicou, sinal que este evento tem sido bastante divulgado e muito apreciado pelos seus caminhantes. Estreou-se com cerca de quarenta pessoas, tendo chegado ontem, às instalações da sua sede, mais de noventa pessoas (caminhantes, ciclistas e cavaleiros), tendo-lhes sido oferecido uma fita porta-chaves. Este aumento de interessados em participar nas caminhadas da nossa terra, segundo alguns, vem do facto de as gentes do Ozendo saberem acolher os seus amigos e visitantes.

Iniciou-se o percurso às 9h30 na direcção da Capela de Santo Antão, passando debaixo do “túnel do Ozendo”, segundo alguns, e de seguida à Capela de São Gregório. Este percurso diferenciou-se pelos anteriores uma vez que, em vez de se tomar o pequeno-almoço no espaço exterior da Capela de Santo Antão, programou-se que seria na de São Gregório. Esta mudança veio do facto que, nas anteriores caminhadas, poucos eram os corajosos que subiam até lá, preferindo seguir em frente. Assim, a maior parte ficou a conhecer esta capela e toda a natureza envolvente. De salientar que a área circundante desta capela está muito bem tratada, possuindo mesas e bancos feitos em pedra, oferecendo ao visitante um lugar para as suas merendas.

Seguiu-se por caminhos em direcção ao Soito, tendo-se tomado a estrada já perto da praça de touros. Chegando à rotunda de S. Cristóvão seguiu-se em frente e virou-se para um caminho rumo ao Ozendo.

A chegada por todos os participantes ocorreu por volta das 12h30, tendo à espera, para os mais “valentes”, uns aperitivos. Logo de seguida serviu-se o almoço (grão de bico com carne de porco e couve) preparado pelas cozinheiras de serviço.

À tarde ainda houve tempo para o Jogo do Prego. Jogadores e público fartaram-se de rir às gargalhadas devido às investidas do martelo. Para quem não saiba, no jogo do prego espeta-se levemente um prego, de cerca de 10-15 cm, para cada jogador num tronco de madeira. O desafio é não ser o último a conseguir espetá-lo até ao fundo no pau de madeira. Cada jogador tem de dar uma pancada com o martelo no prego respectivo. Quem perder terá de pagar uma rodada a todos os outros.

Mais um dia inesquecível para todos os que participaram!





























Sem comentários: