terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Janeiras 2011

Pouco passava das 18h00 quando as primeiras pessoas começaram a aparecer na ARCO, local onde se tinha marcado a concentração para depois se irem cantar as Janeiras. Uma maltinha bem jeitosa, entre miúdos e graúdos, juntou-se e munida de guitarra, apitos e claro, bebida e o cesto para as chouriças, percorreu cantando as ruas de Ozendo; “Levante-se lá minha senhora desse banquinho de prata, venha-nos dar as chouriças que está um frio que mata” ecoou pela noite da aldeia.

Pelo segundo ano consecutivo, esta tradição que se tinha perdido realizou-se. E se no ano passado as pessoas não estavam à espera, este ano já contavam, pelo que a participação surpreendeu: um cesto cheio de chouriças, farinheiras e morcelas, várias garrafas de vinho e dinheiro foi o resultado das Janeiras!

Após se ter percorrido todo o povo, altura de provar a chouriça. A janta este ano realizou-se no antigo forno do pão do Ozendo.

Já há algum tempo tinha surgido a ideia de voltar a fazer pão no forno, que não labora há mais de 40 anos. No dia de Natal procedeu-se à limpeza do seu interior e no dia 15 de Janeiro, tinha ficado decidido colocar alguma lenha para ver se este ainda funcionava.

Durante a tarde, a chaminé voltou a deitar fumo. Foi comovente observar a reacção dos mais velhos ao presenciarem a actividade que de novo se fazia sentir no forno, emocionando-se ao recordar os tempos da sua juventude.

Durante a noite, o forno serviu de palco para a festa e nele já se assaram as chouriças.

























3 comentários:

Anónimo disse...

É com estas e com outras que se faz vida na Aldeia. Parabéns à ARCO e aos seus dirigentes.

Anónimo disse...

fiquei mesmo muito contente em ver a minha mae numa foto muito obrigada e parabems pelo que é feito nesta aldeia onde nasci e que me viu crescer fernanda.

Anónimo disse...

O Forno Comunitário do Ozendo é dos mais imponentes que se conhecem. É pena não funcionar com regularidade. Merece uma visita.