quinta-feira, 3 de março de 2011

Incêndio desaloja duas idosas em Ozendo-Sabugal

Incêndio desaloja duas idosas em Sabugal


Um incêndio registado esta quarta-feira numa casa de habitação da localidade de Ozendo, no concelho do Sabugal, desalojou duas idosas.
02 Março 2011

Segundo Joaquim Barata, comandante dos bombeiros voluntários de Soito, as chamas deflagraram pelas 15h17, numa cozinha anexa a uma habitação.

"A cozinha está fora da casa e, na parte de baixo do edifício, de construção antiga, havia palha e lenha, que arderam", contou.

O comandante explicou que em consequência do incêndio, a placa do edifício "cedeu e as paredes ficaram rachadas", e que a habitação não reúne condições de habitabilidade, tendo as duas locatárias, com 63 e 70 anos, sido alojadas em casa de familiares.

Já o coordenador do Serviço Municipal de Protecção Civil do Sabugal, Vítor Proença, que esteve no local, afirmou à agência Lusa que o incêndio terá tido origem num acto negligente das moradoras.

"Deitaram a cinza da lareira para o curral, e como estava muito vento, a parte de baixo da cozinha estava cheia de lenha e começou a arder", relatou.

Vítor Proença acrescentou que com o calor "a placa de cimento da cozinha rachou e ameaça ruir" e as idosas "não a podem utilizar", explicando que "o resto da casa está habitável".

"As duas residentes podiam ficar lá em casa, mas como medida de precaução, e dado que ainda estão em estado de choque, optou-se por alojá-las em casa de uma irmã", disse Vítor Proença.

De acordo com a mesma fonte, na quinta-feira os serviços de Protecção Civil Municipal irão "avaliar a situação" e providenciar a realização de obras.

"Se as senhoras não tiverem meios financeiros para a sua execução, terá que ser a Câmara Municipal do Sabugal a suportar alguns custos", admitiu.

No combate às chamas estiveram os bombeiros voluntários do Soito com dez homens e três viaturas.
                                                                                                      Correio da Manhã

2 comentários:

Anónimo disse...

Camara Municipal tem por obrigação ajudar estas pessoas que dedicaram uma vida inteira ao trabalho. As duas irmãs em questão, por seu lado devem insistir nessa ajuda.

Anónimo disse...

Alguém nos quem são as idosas.