sexta-feira, 20 de maio de 2011

FORCÃO - Capeia raiana ou ARRAIANA?...

ozendo.arco@gmail.com

FORCÃO - O nome deste instrumento é da mesma família de forcado. Forcado é-nos familiar pela designação que é dada aqueles que pegam toiros. Mas estes têm esse nome, porque em tempos para defenderem o Rei que assistia às touradas das investidas dos touros, usavam um forcado (vide wikipédia). Com a evolução passou-se a chamar forcado ao pegador de touros. Também se dá o nome de forcado ao instrumento a que  nós chamamos forquilha que é por natureza um instrumento de trabalho e de defesa pela sua agressividade.
Uma espécie de FORCÃO utilizando um tronco bifurcado que a natureza oferece com prodigalidade, já era supostamente utilizado na pré-história pelos nossos antepassados, quer para se defenderem de animais ferozes quer para caçar. Do acto intuitivo que o homem tem para utilizar o que a natureza põe à sua disposição, até um maior aperfeiçoamento, vão sendo dados, mais ou menos  pequenos passos (já agora fica o desafio para  cada vez mais se aperfeiçoar o FORCÃO, não lhe retirando as características fundamentais- porque não um forcão facilmente desmontável-), daí que não seja difícil imaginarmos a origem do FORCÃO como objecto de uso colectivo utilitário de caça e de defesa, que virou instrumento de diversão.
Mais difícil é situarmos no tempo e no espaço a utilização do FORCÃO, tal como o conhecemos hoje, por falta de documentos escritos, instrumentais, icónicos e outros. De qualquer forma registe-se o facto da abundância de matéria prima, madeira de carvalho, na nossa região apelar ao engenho e à construção deste e de outros instrumentos... 


                                                                         Carlos A.D Carriço

 Será CAPEIA RAIANA  OU ARRAIANA?...  curiosamente ou talvez não o corrector ortográfico dá erro quando escrevemos arraiana.  Tentaremos dar uma resposta a esta questão, salvo se houver melhor opinião...               (Continua)

3 comentários:

Anónimo disse...

Este ano ja e tarde e nao pudemos dar um autocarro de grassa mas para o ano vamos dar um autocarro com reboque;obrigados pensamos nisso nao esqueço

Anónimo disse...

Será melhor pensarem em 2 autocarros!!! O reboque também se agradece para o farnel!

Ah, e é de "graça".

Anónimo disse...

este ano parece que quadrazais vai organizar um carnaval na praca de touro do campo pequeno sera que tambem vão pegar ao forcão!!!