sexta-feira, 12 de julho de 2013

Um contributo


 
 
Essa Inscrição encontra-se na entrada da porta da loja dos animais (vacas) que foi pertença e onde morou por último o Ti Zé Luís e a ti Maria José (do Balhézinho), sendo do nosso conhecimento  desde a infância. Tem um valor relativo uma vez que não passará de uma marca mais ou menos cuidada  de um mestre pedreiro que quis perpetuar o seu cunho “artístico” no terceiro quartel do século XIX ( 1868).  A inscrição parece ir para além da incrustação. Onde se lê F J poderá ler-se F. q. (Freguesia de Quadrazais) seguido de OZE (NDO) –incompleto - tal como o (8) oito que não se vê todo (é apenas uma hipótese).

Pensamos, ainda assim, que há por essas casas mais antigas vestígios  que sendo menos notórios terão um valor deveras interessante  nomeadamente junto de algumas entradas onde se encontram sinais supostamente conotados com judeus que viraram cristãos novos por força da inquisição, para além de outros vestígios atinentes a esta realidade dos quais falaremos mais tarde.

                                                                                                               Carlos A.D. Carriço

2 comentários:

Anónimo disse...

Seria quase interessante tirar um pouco do muro construído posteriormente, mesmo que depois se voltasse a por para ver se há alguma coisa mais para ler.

Anónimo disse...

Quem é o nosso estimada/o amigo que se encontra na Roménia em Bucareste? Cumprimentos e manda notícias daí.