terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Festa N.ª Sr.ª das Candeias 2014


Realizou-se no fim-de semana passado, dias 1 e 2 de Março, a tradicional Festa de N.ª Sr.ª das Candeias que trouxe à Terra bastantes pessoas, ou não fosse esta uma das Festas com maior devoção.

O movimento de pessoas, os foguetes e as mílharas feitas, comuns neste dia, já faziam adivinhar que iam ser dois dias de arromba. Os Mordomos deste ano, Manel Santos e Ana e Sylvie e Zé tudo fizeram para que tudo corresse bem, estando a Santa e a Igreja decorada em tons de branco e rosa.

Na noite de sábado, após o momento religioso, missa seguida de procissão, seguiu-se a diversão, com baile animado pelo Virgílio Faleiro, já um habitue. O baile durou horas e horas, mantendo-se sempre muito animado. É tradição às 4 da madrugada dar-se uma volta ao Povo, com o acordeão, cantando algumas melodias bem conhecidas mas, este ano o baile prolongou-se até às 6 da matina, o que vez com que só a essa hora se “desse a volta”.

No Domingo, após a Alvorada os mordomos percorreram as ruas do Ozendo para o peditório. A missa realizou-se ao meio-dia e, no fim desta, podemos conhecer os novos Mordomos; Gusto da Ti Marta e Zé da Rita, com as respectivas esposas.

Também ficaram nomeadas as novas mordomas da Igreja, responsáveis pela sua limpeza e manutenção; Luísa, Tina, Isabel, Maria Angelina e Maria Zé, além dos novos mordomos do Senhor; Carlos e Adelino.

Como é habitual, a festa não terminou sem o baile da tarde, abrilhantado pelo Micael, e que fechou com chaves de ouro este fim-de-semana.

















1 comentário:

Anónimo disse...

Adorei estar nesta festa sempre tão nossa e genuína. Seria excelente nesta altura organizar na nossa associação uma feira de enchidos, frutos secos, doces coisas boas etc.