terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Fogueira 2015










Não temos dúvida em afirmar que Natal sem fogueira ou madeiro nas praças das nossas Terras, não seria a mesma coisa! Não se trata só de um conjunto de paus que arde na noite de 24 de Dezembro e aquece todos aqueles que se dirigem à Praça depois de jantar, trata-se de um símbolo de reunião, de reencontros, de partilha de recordações, ou seja, muitos dos ideais do verdadeiro Natal.
A Fogueira é ateada logo após o jantar, mas é depois da meia-noite quando as prendas são abertas, que a maioria se dirige ao madeiro para uns momentos de convívio e conversa.
Durante a noite também não faltam as “bombinhas”, latas de spray vazias que são atiradas para a fogueira, para provocar pequenos estrondos. Isto faz recuar no tempo…e, quando há mais de 30 anos, ao deitar-se uma “bombinha” para a fogueira, esta rebentou com tal intensidade que apanhou os fios da electricidade, tendo o Ozendo ficado sem luz!

As horas vão passando e ficam os resistentes que de madrugada fazem um reforço alimentar: pão, queijo e chouriça para o deitar e para um melhor sonhar! 

Sem comentários: