quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Forno do Ozendo - 18 e 19 de Novembro

No programa estava previsto que durante a tarde de sábado, dia 19 de Novembro, se ia fazer pão e bolos no forno comunitário do Ozendo, mas o entusiasmo era tanto que logo na sexta, já era possível sentir o cheirinho de bolos acabados de fazer.

Ao fim da tarde de sexta, já o Fernando Padeiro aquecia o forno, para as mulheres fazerem os bolos. De facto, os “bolinhos feitos no forno” são já um sucesso. Cada pessoa que quisesse fazer bolos, trazia os ingredientes necessários (ovos, leite, laranjas, etc), que todos ajudavam a confeccionar a sua dose.

Sábado pela manhã, a azáfama continuou, era necessário manter o forno quente, já que este não parou! Tanto que os rapazes, apesar da chuva, tiveram que ir ainda buscar lenha.

Bolinhos quentes e ginjinha caseira, fizeram parte da ementa do pequeno-almoço. De facto, foi um autêntico fim-de-semana de sabores! Várias iguarias foram confeccionadas pelas nossas cozinheiras e cozinheiros, metendo qualquer grande chef “a um canto”.

Foi também um fim-de-semana onde ficou patente a união e espírito de grupo do povo do Ozendo. Estava prevista a divisão das despesas, mas isso não foi necessário, já que cada um ofereceu alguma coisa, contribuindo assim para a festa. Foi o Adelino que ofereceu o javali e corso para o almoço, o Tó Saloio, o leitão para o jantar, a Teresa a farinha para o pão, etc, etc…

Para terminar o dia, houve ainda magusto com castanha da terra e jeropiga, e música de acordeão a acompanhar, prolongando assim, por várias horas, o ambiente de animação.
















Sem comentários: