terça-feira, 10 de novembro de 2009

Bem-vindo ao blog da Associação Recreativa e Cultural do Ozendo

A Associação Recreativa e Cultural do Ozendo quer aproximar-se cada vez mais dos seus sócios e amigos! Este blog serve não só para divulgar as nossas actividades e curiosidades, mas também quer-se um espaço aberto, de diálogo e colaboração.
Este cantinho é de todos e para todos, por isso “usem e abusem”! Deixem-nos as vossas ideias, sugestões e comentários!

E viva o Ozendo!

7 comentários:

Anónimo disse...

Que bela iniciativa;espero que tudo vos corra bem......E viva o Ozendo.

Sofi disse...

Fixe ! Ha muito tempo que esperava por isso :)

Anónimo disse...

Ola Remontas!

Anónimo disse...

Votos de felicidades para o blog da associação recreativa e cultural do OZENDO... assim sempre dá para matar as saudades e estar a par das novidades!
Beijocas
Ana Gomes (Vila Nova De Santo André).

Maria Pires disse...

Em 1980 aquando da pesquisa da origem (etimologia) do nome de Ozendo, na Torre do Tombo, ainda então no Palácio de S. Bento, cheguei a esta hipótese curiosa:
A palavra terá tido uma evolução do nome ADOLSINDA que de origem germânica significa – terra de nobre senhora germânica. O nome evoluiu para Adosinda e Ouzendo ou Ozendo talvez em simultâneo tendo estas palavras a mesma origem.
Outra hipótese menos fundamentada que colocamos: «quem se posicione virado para o horizonte tem uma sensação de abertura para o mundo. Ora em latim a apalavra os oris significa boca, abertura com a habituação poderá ter dado OZENDO.
Na enciclopédia luso brasileira diz-se: « esta aldeia é mais antiga ao contrário do que muita gente julga»
Há indícios de que esta região limite do Ozendo já era povoada na era proto-histórica ( pelo menos há três mil anos). Existem vários vestígios que as pessoas da aldeia dão como adquiridos, mas a verdade é que muitos deles que passam despercebidos poderão ser muito antigo ( por exemplo uma estrada romana que ligava o Sabugal ao Soito) . Trataremos desta questão noutra oportunidade.
Havia então [1758] na freg. sete capelas: quatro junto ao povo ou neste (Santo Cristo, Santo António, S. Sebastião e S. Mamede) sendo as outras dedicadas a S. Genésio, ao Espirito Santo e a S. Sebastião - esta no lug. de Casas de Ousendo (sic). A outra pov. da freg. era a Quinta de Águas de Bacelo. Ousendo é nome de bom uso até ao séc XII ou XIII, quando muito, e de origem germânica, - o que é demonstrativo da antiguidade do povoamento local"
E depois de curiosas dissertações que me abstenho de reproduzir (mas que nada têm a ver com Casas de Ousendo/Ozendo), a entrada referente a Quadrazais acaba deste modo:
"Tendo parte do termo dentro dos limites do conc. de Sortelha, Quadrazais participou dos aforamentos medievos desta Vila e da de Sabugal, e do domínio dos vários senhores que aí houve, especialmente da dita vila de Sortelha. Fazem parte desta freg. os lug. de : Ozendo (sic) e Quadrazais".
ALGUMAS CURIOSIDADES
Nas memórias paroquiais de 1755, dizia o cura da época a propósito de Quadrazais e seu termo : "as serras de Furdes sao tão eminentes e dilatadas que nas suas concavidades se conservam certas povoações incógnitas, que há pouco tempo foram descobertas, cuja gente se diz não tinha conhecimento da religião católica, e o primeiro que a catequizou se diz com certeza que fora um bispo de Coria chamado Fulano Poras por serem do seu bispado e ainda hoje se diz das ditas pov. que são El Mundo Nuevo en Castilla"
E ainda : "Nesta ermida [do Espirito Santo], que era de grande devoção, se encontravam e se faziam votos contra as guerras e "pela gafanhota"(sic), diz o mesmo pároco - as duas pragas que os habitantes mais temiam ....
Quando hoje com as novas tecnologias Google e GEBB, se escreve Casas de Ousendo apareceram mais sítios e com mais informação sobre a zona, do que se consegue com Sabugal e Quadrazais
É uma zona peculiar, dada a sua proximidade com Espanha, por causa do contrabando e não só. Invasões Francesas e outras escaramuças da raia. Também este assunto trataremos noutra oportunidade.
Durante vários anos foram Padres Espanhóis a estarem à frente da paróquia de Quadrazais e faziam os termos em Castelhano, já se vê!!! isto no século XVIII.

C.A.D.C

Anónimo disse...

Hoje domingo 22-11-2009 participei na vossa 3ª caminhada em Ozendo que da qual goste, não só pela paisagem como pelo belíssimo almoço, alem de boa companhia..
A toda a organização os meus agradecimentos..

Zé Lopes ((Canhoso Covilhã))

Anónimo disse...

parabens pelo blog,ta muito fixe.

abracos, David Nascimento