quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Dance Party 2009

Aqui ficam umas recordações da festa organizada na Praça de Touros, no dia 12 de Agosto de 2009.









8 comentários:

Fred disse...

Muito bem, parecia animada a festa! :)
É o Cau ao pé do Tiago? :D

Sofi disse...

Espero que hajam mais festas !

Maria Pires disse...

Em 1980 aquando da pesquisa da origem (etimologia) do nome de Ozendo, na Torre do Tombo, ainda então no Palácio de S. Bento, cheguei a esta hipótese curiosa:
A palavra terá tido uma evolução do nome ADOLSINDA que de origem germânica significa – terra de nobre senhora germânica. O nome evoluiu para Adosinda e Ouzendo ou Ozendo talvez em simultâneo tendo estas palavras a mesma origem.
Outra hipótese menos fundamentada que colocamos: «quem se posicione virado para o horizonte tem uma sensação de abertura para o mundo. Ora em latim a apalavra os oris significa boca, abertura com a habituação poderá ter dado OZENDO.
Na enciclopédia luso brasileira diz-se: « esta aldeia é mais antiga ao contrário do que muita gente julga»
Há indícios de que esta região limite do Ozendo já era povoada na era proto-histórica ( pelo menos há três mil anos). Existem vários vestígios que as pessoas da aldeia dão como adquiridos, mas a verdade é que muitos deles que passam despercebidos poderão ser muito antigo ( por exemplo uma estrada romana que ligava o Sabugal ao Soito) . Trataremos desta questão noutra oportunidade.
Havia então [1758] na freg. sete capelas: quatro junto ao povo ou neste (Santo Cristo, Santo António, S. Sebastião e S. Mamede) sendo as outras dedicadas a S. Genésio, ao Espirito Santo e a S. Sebastião - esta no lug. de Casas de Ousendo (sic). A outra pov. da freg. era a Quinta de Águas de Bacelo. Ousendo é nome de bom uso até ao séc XII ou XIII, quando muito, e de origem germânica, - o que é demonstrativo da antiguidade do povoamento local"
E depois de curiosas dissertações que me abstenho de reproduzir (mas que nada têm a ver com Casas de Ousendo/Ozendo), a entrada referente a Quadrazais acaba deste modo:
"Tendo parte do termo dentro dos limites do conc. de Sortelha, Quadrazais participou dos aforamentos medievos desta Vila e da de Sabugal, e do domínio dos vários senhores que aí houve, especialmente da dita vila de Sortelha. Fazem parte desta freg. os lug. de : Ozendo (sic) e Quadrazais".

ALGUMAS CURIOSIDADES:
Nas memórias paroquiais de 1755, dizia o cura da época a propósito de Quadrazais e seu termo : "as serras de Furdes sao tão eminentes e dilatadas que nas suas concavidades se conservam certas povoações incógnitas, que há pouco tempo foram descobertas, cuja gente se diz não tinha conhecimento da religião católica, e o primeiro que a catequizou se diz com certeza que fora um bispo de Coria chamado Fulano Poras por serem do seu bispado e ainda hoje se diz das ditas pov. que são El Mundo Nuevo en Castilla"
E ainda : "Nesta ermida [do Espirito Santo], que era de grande devoção, se encontravam e se faziam votos contra as guerras e "pela gafanhota"(sic), diz o mesmo pároco - as duas pragas que os habitantes mais temiam ....
Quando hoje com as novas tecnologias Google e GEBB, se escreve Casas de Ousendo apareceram mais sítios e com mais informação sobre a zona, do que se consegue com Sabugal e Quadrazais
É uma zona peculiar, dada a sua proximidade com Espanha, por causa do contrabando e não só. Invasões Francesas e outras escaramuças da raia. Também este assunto trataremos noutra oportunidade.
Durante vários anos foram Padres Espanhóis a estarem à frente da paróquia de Quadrazais e faziam os termos em Castelhano, já se vê!!! isto no século XVIII.


CURIOSIDADE:
Depois de muito procurar encontrámos outra localidede com o nome de OZENDO ou AUZENDE, o que aliás só vem confirmar a nossa pesquisa sobre este nome:

“PROCº Nº 1304/78 – LOUROPEL – FÁBRICA DE BOTÕES, LDA. – DECLARAÇÃO DE INTERESSE MUNICIPAL"
Do Senhor Presidente da Câmara Municipal( Vila Nova de Famalicão) cujo teor se transcreve:
“Através do requerimento nº. 17350/2005, a requerente instruiu um pedido de declaração de interesse municipal para a legalização da ampliação da unidade industrial, localizada no lugar de Ozendo ou Auzende, freguesia do Louro, com vista à instrução de processo na Comissão Regional da Reserva Agrícola de Entre Douro e Minho. Informação técnica.

Artur disse...

Ya Fred, é o Cau em acção! :)

Fed disse...

"Mete Música moderna" by Johnny nos bailes do Ozendo :D

Artur disse...

Aconteceu tb nesse dia :D

Maria Pires disse...

Aqui fica uma da mais aprofundadas, apaixonadas e interessantes investigações daquele que é um pequeno paraíso, a nossa aldeia. Gostaria que fosse inserido no site para futuros comentários e contribuições.

Anónimo disse...

O Cau parece estar animado