quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Matança 2011

Logo pela manhã de dia 19 de Fevereiro, a chuva não parava, mas quando se iniciou a matança, S. Pedro foi amigo e a chuva cessou.

Enquanto na praça do Ozendo os homens matavam o porco, as mulheres em grande azáfama não pararam dentro do forno; o pão para as morcelas foi migado e a farinha amassada.

Foi um dia non stop para todo o povo. Todos ajudaram e foi um dia onde se fomentaram os laços de convívio e ajuda mútua que caracterizam as nossas gentes.

Para o almoço, enquanto os homens prepararam vários petiscos com a carne do porco, as mulheres já tinham feito o pão, bolas de chouriço e sardinha e as batatinhas à muro. Desta vez já nada saiu torrado do forno!

Durante a tarde, o porco foi desmanchado, cortando-se febras e entremeada para outros convívios, as morcelas foram enchidas e cozidas e fizeram-se vários doces: bolinhos de laranjas e “maravilhas” que estavam mesmo maravilhosas! Temos mesmo um conjunto de cozinheiras e cozinheiros imbatíveis!

À noite foi a prova da morcela e de outros petiscos. Para todos os amigos que se juntaram a nós, temos a certeza que foi um serão bem passado.

Esse serão continuou depois durante a noite. Limpo o espaço, montou-se um bar improvisado no forno e colocou-se uma música ambiente, fechando com chave de ouro este dia!









































7 comentários:

PedromcdPereira disse...

Não há enchidos como os do Ozendo.

sara disse...

Olá, eu nunca vi um porco tão grande. quanto o porco pesa?
BEIJOCAS A MINHA TERRA QUERIDA !!!

Anónimo disse...

Sara, acho que era 70 kg!!!

Beijoca

Beta

Anónimo disse...

Este blog, também deve ser um veículo de solidariedade. Estamos solidários com as duas irmãs que viram arder a sua casa.

Anónimo disse...

Esta notícia do incêndio na casa das duas irmãs, no Ozendo, foi noticiada no Correio da Manhã de hoje.

Anónimo disse...

ENTRA NESTES COMENTÁRIOS!... É fácil. Se quiseres basta selecionar anónimo. Não precisas inscrever-te. Usa e abusa!...

Lion Lou disse...

Nao dá para botar um like aí no comment da Familia.

Oh Pedro ainda curtimos umas quantas la para cima perto da igreja.
Esta pança bem se lembra..