sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Presa da “Ti Marta”


Aquando da última caminhada nocturna realizada no Verão no Ozendo, a caminho da Praça de Toiros, foi com prazer que ouvimos um grupo de participantes da Terra falar da Presa da “Ti Marta”. A dita Presa é um charco de água situado no lado esquerdo da estrada para quem vai para a Praça de Toiros e servia de piscina há cerca de 40/50 anos.

Contaram-nos que mal o sol começava a aquecer, durante a tarde, o grupo juntava-se e iam dar um mergulho a esta piscina improvisada, chegando a ser mais de 20 pessoas lá dentro! O engraçado vinha depois, já que por vezes os mais velhos escondiam-lhes as roupas. Muitas das vezes, iam também para a Presa às escondidas dos pais, nadavam, secavam-se e dirigiam-se para as suas casas mas, como podemos imaginar num sítio tão pequeno e com tanta gente, mais do que água fresca e cristalina…era lama! Pelo que ao chegarem ao pé dos pais era difícil ocultar os vestígios de sujidade que se incrustavam nos corpos.

Além da Presa da “ Ti Marta” existiam também 3 “poços”, junto onde actualmente se situam os corros da Praça de Toiros, que serviam para refrescar nos dias mais quentes; chamavam-lhes o Inferno, Céu e Paraíso. O Inferno, situado à sombra, tinha a água mais fria, o Céu, tinha a água morna e o Paraíso, a quente. Quase umas termas romanas com os seus 3 tipos de banhos; “frigidarium”, “tepidarium” e “caldarium”!

No final do Verão, quando as barricas do vinho eram retiradas à rua para serem preparadas para as vindimas, eram cobertas com água para incharem as madeiras, sendo também aqui que se podia encontrar a rapaziada nos seus banhos!

Os 3 “poços” já não existem, mas a presa da “Ti Marta” ainda “vive” para nos mostrar como os nossos pais se divertiam, passavam o tempo e como com pouco se entretinham. Todos estes testemunhos são únicos e é com prazer que os reproduzimos para que fiquem para a História do Ozendo.




Sem comentários: